Logo Corel MotionStudio 3D Ícone

Corel MotionStudio 3D Versão 1.0 Gratuito para Testar

395.51 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em: 22/09/2011 Corel
28K
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+6 Comentários
  • Foto de miller almeida
    miller almeida 25 de agosto de 2012 - 17:45
    10
    Nota Excelente!
    Experimentei o Xara 3D e não tinha recursos suficientes; experimentei o Aurora 3D animation e não tinha qualidade de renderização suficiente. Acho que agora achei o software que eu procurava ...ainda to mechendo nele, mas acho que o Corel Motion Studio 3D é o melhor disparado. Claro se vc quer mais recursos ainda tem que baixar o Maya ou 3DS Max mesmo.
  • Foto de André de Souza
    André de Souza 14 de novembro de 2011 - 22:04
    2
    Nota Ruim!
    Baixar um programa de 405,00 MB, que precisa ser instalado na máquina e que não tem nem tradução, para ser usado por míseros 15(quinze) dias? Na minha opinião precisa dar mais vantagens para "valer o meu esforço".

Descrição

Fabio Jordão
Animações 3D mais fáceis do que você imagina Com o novo software da Corel, só não cria vídeos animados quem não quer

Depois de investir em aplicativos para criação e edição de imagens, a Corel lança um software para profissionais que trabalham com vídeos. O Corel MotionStudio 3D é um aplicativo gratuito para testar por 15 dias, o qual se destaca pela interface bem organizada e pela quantidade de objetos tridimensionais prontos para aplicar nos projetos.

O Corel MotionStudio 3D traz ferramentas para criação de textos animados, efeitos para aplicar no plano de fundo, recursos de luminosidade e câmera, funções para adicionar partículas e opções para modificar a geometria dos objetos. Abaixo, você confere uma animação criada com o aplicativo:

Além de todas essas funcionalidades, o aplicativo ainda permite que o usuário altere a escala, o posicionamento e a rotação de cada componente do projeto. O mais interessante, no entanto, é que todas as ferramentas do Corel MotionStudio 3D são fáceis de usar, o que permite que usuários com poucos conhecimentos de vídeo consigam usar o software.

Ativando o programa

Ao contrário dos aplicativos da Adobe, que exigem um cadastro na hora de baixar o programa, os softwares da Corel requisitam que você ative o produto na primeira utilização — mesmo que seja apenas para testes. Assim, você deverá completar a ficha de cadastro ou efetuar login com uma conta que já feita previamente. Veja como é fácil se registrar:

Cadastre-se

  1. Informe um endereço de email válido e confirme no campo seguinte;
  2. Insira uma senha de sua preferência e digite-a novamente abaixo;
  3. Selecione o país em que você reside;
  4. Marque as opções desejadas. A primeira serve para que sua conta seja memorizada no PC. A segunda é para autorizar que a Corel envie ofertas de produtos a seu email;
  5. Clique em “Submit” (Enviar) para finalizar o cadastro;
  6. Se você já tiver uma conta Corel, efetue o login usando o espaço da direita.

Conhecendo o programa

O Corel MotionStudio 3D tem uma interface muito organizada, a qual facilita o trabalho do profissional. Na parte superior do programa, ficam localizados os menus e funções usadas com frequência. À direita da janela, há um espaço exclusivo para você navegar pela biblioteca de objetos.

Interface do programa

Do outro lado da tela, há uma barra discreta com ferramentas úteis, incluindo uma função para inserir texto e outra para adicionar imagens. No centro do aplicativo, fica o campo principal de edição, onde você pode mover os objetos e verificar como cada quadro está ficando (ou seja, é o campo de pré-visualização estática). Abaixo de tudo, está a linha do tempo, a qual registra quais objetos e efeitos estão inseridos em cada frame.

Criando sua primeira animação

O Corel MotionStudio 3D não é um software apenas bem organizado, mas também é um aplicativo automatizado. Isso significa que você não precisa ficar perdendo tempo para organizar a posição dos objetos em cada quadro. Aliás, não é preciso nem replicar o objeto, pois o programa cria o caminho do item automaticamente. Abaixo elaboramos um pequeno tutorial para você aprender como criar uma animação básica:

  1. Abra o item “Objects” na biblioteca do programa;
  2. Escolha um objeto

  3. Escolha um objeto e arraste-o para o campo principal;
  4. Objeto inserido no campo principal

  5. O item em questão será inserido apenas no primeiro quadro da linha do tempo. Ajuste a posição dele e as dimensões (use as ferramentas Move, Rotate e Resize - localizadas acima do projeto, no canto esquerdo);
  6. Redimensionando e movendo o objeto

  7. Feito isso, clique no frame 45 da linha do tempo. Repare que o objeto está na mesma posição. Arraste-o, gire-o e redimensione-o como preferir;
  8. Movendo o objeto no quadro 45

  9. Agora, clique no quadro 90. Mova o item novamente para uma posição aleatória;
  10. Última posição do objeto

  11. Pressione o botão “Play” (Reproduzir) e veja como ficou a animação;
  12. Pronto. Agora basta você exportar usando a opção “Create Video File” (Criar Arquivo de Vídeo) do menu “File” (Arquivo).

Fácil, não? O mesmo passo a passo pode ser realizado para criar animações com textos e outros objetos. Claro, você ainda pode alterar outros detalhes, basta explorar os recursos do Corel MotionStudio 3D e aproveitar para fazer animações profissionais.

Mais funcionalidades para facilitar o trabalho

Com o Corel MotionStudio 3D é possível importar e editar modelos do DirectX e do 3D Studio. Você também pode importar objetos baseados em vetores criados no Adobe Illustrator. O programa é compatível ainda com arquivos Windows Metafiles (WMF) e Enhance Metafiles (EMF).

O Corel MotionStudio 3D traz recursos para você deixar os vídeos com uma qualidade muito realista. O programa permite ajustar a profundidade de campo, adicionando assim um efeito natural de blur. Com essa funcionalidade, o vídeo fica muito bonito, pois parece que a câmera está focando em determinados objetos e deixando os demais embaçados.

Há ainda alguns recursos para enfeitar o vídeo. O Corel MotionStudio 3D traz efeitos de fogo, neve, fumaça, explosão e outras partículas que interagem com os objetos do projeto. Assim como ocorre com outros itens, existem opções para regular o tamanho, a fonte, a densidade e o comportamento das partículas.

Formatos compatíveis

O Corel MotionStudio 3D é um software pronto para atender a uma grande gama de usuários. O programa consegue importar arquivos dos seguintes formatos:

  • Vídeo: AVI, MOV, AVCHD™, MPEG-2, MPEG-4, WMV e 3GP;
  • Imagem: BMP e JPG;
  • Gráficos Vetoriais: Adobe® Illustrator® (versão 8 ou anterior), EMF e WMF;
  • Áudio: MP3, WAV, AIFF, AU, AVI, MOV, M4A, WMA, 3GP e CDA;
  • Modelos 3D: 3DS e X Model.

Para exportar, é possível selecionar um dos seguintes tipos de arquivo:

  • Vídeo: AVI, MOV, AVCHD, MPEG-2, MPEG-4, 3GP e WMV;
  • Imagem: BMP, JPG, TGA e GIF;
  • Modelos 3D: 3DS e X Model;
  • Arquivo de animação: SWF e GIF animado.

Nossa Opinião sobre o Corel MotionStudio 3D

Em nossos testes, o Corel MotionStudio 3D agradou muito, principalmente pela facilidade de uso proporcionada. A interface do aplicativo é muito bonita e organizada, muito simples de compreender, possibilitando que até os menos experientes encontrem as ferramentas.

O software também nos impressionou quanto à automatização. A replicação automática de objetos na linha do tempo facilita muito, permitindo que o usuário se preocupe apenas com o posicionamento de cada objeto, ou seja, dando atenção ao resultado visual do projeto.

Durante nossas verificações, o Corel MotionStudio 3D obteve excelente desempenho. Ocupando cerca de 200 MB de memória RAM (com um projeto razoável) e dando pouco trabalho ao processador, o software pode ser considerado como uma excelente alternativa para usuários que não possuem computadores muito robustos. A renderização do vídeo também não demorou muito tempo, o que mostra que a Corel caprichou nos scripts.

Outro aspecto que nos impressionou foi a biblioteca de objetos, fundos, texturas, textos e demais itens. O Corel MotionStudio 3D fornece muitas opções para que você evite perder tempo com a criação dos objetos e ganhe ao fazer animações com os modelos prontos.

A falta de tradução para o português é um ponto negativo do programa e pode ser um problema para as pessoas que não têm um conhecimento básico da língua. Todavia, já existem alguns tutoriais pela internet, o que pode ajudar na criação dos primeiros projetos.

Enfim, apesar da limitação de 15 dias imposta para testes, o Corel MotionStudio 3D ganha destaque entre os congêneres. Nossa experiência com o produto foi positiva, por isso recomendamos um teste a todos que busquem um software profissional e fácil de usar.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Roda em máquinas modestas
  • Diversos objetos prontos para usar
  • Cria quadros automaticamente
  • Qualidade de exportação muito boa

Contras

  • Gratuito apenas por 15 dias
  • Sem tradução para o português
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Corel MotionStudio 3D

+6 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!