Logo MovieStorm Ícone

MovieStorm Versão 1.4.1.1a Gratuito para Testar

24.32 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em: 04/01/2011 MovieStorm
50K
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

Descrição

Eduardo Karasinski
Crie os cenários, escolha os personagens e monte as situações como um verdadeiro diretor de cinema

Se você já jogou The Sims e inclusive criou histórias com o jogo, vai se familiarizar muito facilmente com este programa. O MovieStorm é um aplicativo voltado para a criação de vídeos inspirado totalmente em jogos de simulação da vida real.

No programa você cria os cenários, escolhe os personagens e monta as situações como um verdadeiro diretor de cinema. Basta comandar os atores e as câmeras e, em pouco tempo, você tem um curta-metragem.

Primeiro passo: cadastro

Antes de baixar o programa, você precisa fazer um cadastro no site do programa. Para isso, vá à página do MovieStorm e pressione o botão “Sign Up”, no canto superior direito da tela — ou clique aqui.

Depois, preencha o cadastro como nome completo, usuário, senha, email e data de nascimento. Marque a opção “I agree” e clique em “Sign Up”. Depois do cadastro, você deve confirmar seu login em um email enviado pelo MovieStorm. Agora é só baixar o programa e instalá-lo.

Baixando conteúdo adicional

O MovieStorm é um programa pago, porém gratuito por 30 dias e conforme os pacotes de conteúdos adicionais durarem. Para que o programa tenha bastante conteúdo para a criação de vídeos, é necessário ir ao site dele em uma área chamada "Marketplace" (clique aqui).

A “loja” do programa se divide em categorias, como pacotes temáticos, personagens, cenários externos e internos e músicas e sons. Cada pacote tem um custo de aluguel diário e/ou mensal e de venda. Ou seja, você pode usar o conteúdo por um determinado tempo ou comprá-lo. O pagamento é feito com os pontos do site (você já ganha 800 pontos ao se registrar). Uma das categorias — "Free User" — traz itens totalmente gratuitos.

Baixando itens.

Depois de baixar os arquivos no formato .ADDON, abra o programa e faça login. Em seguida, clique em “Get More Content” e, na outra janela, em “Install AddOn File”. Procure cada um dos arquivos baixados e instale-os no programa.

 

 

 

Vídeo feito com o programa durante seu teste.

Luz, câmera, ação!

Ao abrir o programa não é má ideia clicar em “Settings” e configurar os gráficos (“Graphics”) para obter uma melhor performance ao utilizar o MovieStorm. Para começar um novo filme, clique em “New Movie”.

Depois, uma janela aparece com vários modelos para você usar — a melhor opção é a “MovieStorm”, que permite escolher ou criar os cenários. Na janela seguinte, a quantidade de cenários vai depender dos pacotes que você baixou na “loja” do MovieStorm. Se você quiser, pode criar o próprio cenário em “Empty Set”.

Escolha o cenário.

Ao começar seu vídeo, todas as etapas são separadas no topo da tela. No primeiro botão você constrói e edita o cenário (1). No segundo, escolhe os atores (2). Também há um botão para definir as ações de cada personagem (3) e outro para movimentar a câmera pela tela (4). Depois, é só editar (5) e publicar o vídeo (6).

Detalhes sobre o menu.

Cenários e personagens

Ao editar um cenário, você tem liberdade para fazer muita coisa por meio de um menu no canto inferior esquerdo da tela: adicionar e editar paredes e pisos (nos mais variados formatos e pinturas), colocar objetos na tela (peças de mobília, decoração, eletrônicos etc.) e ajustes de iluminação.

O catálogo de objetos é um pouco bagunçado e pode ser trabalhoso encontrar itens que você quer. Entretanto, após adicioná-los no cenário, basta um clique sobre eles para modificar a cor e o estilo. Já o ajuste de iluminação é essencial para a parte de fotografia de seu filme e inclui direções da luz, temperatura e cor.

Criando e editando personagem.

Os personagens vêm “prontos” e devem ser adicionados a partir de um catálogo. Você pode editar cada um individualmente e escolher a roupa, o rosto e o cabelo (em várias peças individuais). Algumas vezes você ainda encontra uma barra de deslize para personalizar de alguma maneira o personagem.

Direção do filme

Ao clicar no botão de direção do filme (o número 3, listado anteriormente), uma linha do tempo aparece na parte de baixo da tela. Primeiramente, escolha um personagem e clique pelo cenário para colocá-lo em alguma posição. Depois, é só começar a clicar pelos objetos para interagir (como no game The Sims).

Se você clicar com o personagem em outra pessoa, é possível encontrar várias formas de interação social: de simples conversas até beijos românticos. Ao pressionar sobre o próprio personagem, você cria falas modifica a postura e adiciona gestos (essenciais para aumentar a naturalidade do vídeo). Também há uma opção para mudar o humor.

Definindo interações.

Qualquer interação que você escolha é executada automaticamente pelo personagem e aparece na linha do tempo. Você pode arrastar as ações para os lados a fim de ajustar o melhor tempo e deixar exatamente como quer.

Quando estiver tudo certo, use o botão de câmera no topo da tela para começar a definir como as cenas devem aparecer na tela. É relativamente simples: no centro aparece o vídeo; dê um clique nele e use o mouse para se movimentar pelo cenário (botão direito muda o ângulo, esquerdo movimenta-se para trás e para frente e o do meio sobe e desce a câmera).

Escolha o ponto exato na linha do tempo, defina a câmera como você quer e escolha uma das opções em “Create new keyframe”. No botão da tesoura a câmera tem um corte seco e, no triângulo azul, a imagem vai se deslizando até o ponto. Ao adicionar os ângulos das câmeras, vários pontos aparecem na linha do tempo e você pode movê-los livremente.

Controlando a câmera.

É possível até mesmo deixar o filme em três dimensões. Ao clicar no botão 3D, há opções para dois tipos de óculos mais simples. Cada um deles aplica o filtro automaticamente e basta renderizar normalmente depois.

Edição e exportação

Mais moderna do que muitos programas de edição de vídeo, a ferramenta para montar o filme é excelente. Tudo de que você precisa aparece dividido em abas. As imagens capturadas ficam em “Movie Footage”. Também é possível acrescentar sons (“Audio”), imagens (“Images”), filtros (“Filters”) e títulos (“Title & Credits”).

Você pode adicionar todos os clipes de uma vez na linha do tempo. Conforme você coloca novos elementos, são todos separados em camadas específicas. É possível fazer cortes, mudar ordens das cenas, apagar e regular volume.

Edição do vídeo.

Ao terminar a edição, é só exportar o trabalho pronto no botão “Publisher´s View” (no topo da tela). Primeiro você escolhe o tamanho desejado para o vídeo final: pequeno, médio, grande ou personalizado (o mais recomendado).

Se você personalizar a exportação, pode escolher o local em que será salvo o vídeo e o nome dele - além do tempo de duração, resolução, FPS e efeitos em 3D. Para vídeo, há basicamente dois codecs diferentes para serem usados: MPEG (formato recomendado) e WMV (o qual ainda apresenta alguns problemas). Quando terminar o processo, você pode enviar para o site do programa ou para o YouTube.

Nossa Opinião sobre o MovieStorm

A criação dos chamados “Machinimas” (vídeos feitos com o uso de games) é cada vez mais popular. Para aproveitar isso, foi lançado o MovieStorm, um programa que resgata a essência de jogos de simulação e coloca em um local próprio para a criação de vídeos.

Não é fácil gravar a ação dos personagens nos jogos, pois nem sempre eles respeitam as ações e interagem da maneira que você espera. O MovieStorm faz com que seja extremamente prático, pois os personagens funcionam com atores e só fazem o que você manda. Além disso, o uso da linha do tempo para as ações é excelente.

A quantidade de itens para usar nos filmes é realmente vasta, mas há um ponto negativo significante: o fato de precisar pagar para alugar ou comprar elementos para o programa. As ferramentas de câmera e edição são fáceis e intuitivas o suficiente para qualquer pessoa conseguir usar em pouco tempo.

O resultado final fica muito bom e digno de um curta-metragem de animação. Você só precisa de uma boa história, caprichar na montagem dos cenários e escolher os melhores ângulos de câmeras.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Excelentes resultados.
  • Boa ferramenta de edição.

Contras

  • É pago.
  • Pacotes precisam ser baixados.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o MovieStorm

+8 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!